Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4
Atividade: 3 – Conceito de Currículo de integração de Tecnologias ao Currículo
Cursista: Sumaya Póvoa Magalhães
Acredito que currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
As tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem, como o computador, onde o aluno, interagindo com objetos desse ambiente, pode construir seu conhecimento, aprendendo através do computador, desenvolvendo o raciocínio ou resolvendo situações problemas. Utilizando Internet pode facilitar e incentivar a realização de pesquisas, além de possibilitar a construição de sua própria página, articulando diferentes linguagens e organização lógica e espacial. Com correio eletrônico, msn, orkut, blog dentre outros pode manter contato, fazer troca de experiências. Sendo indispensável à mudança de postura de professor, escola e sistema educacional. O ideal seria que a escola dispusesse de todos os recursos existentes na sociedade.
É fundamental a integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias. Para tanto é necessário um projeto pedagógico flexível e aberto para desenvolver propostas curriculares, metodologias e estratégias, considerando atingir objetos com o auxílio das tecnologias, integrando, explorando e produzindo novos conhecimentos de forma colaborativa, buscando aprimorar habilidades e competências, desenvolvidas através de ações, reflexão de conceitos para a resolução de problemas.
O trabalho com projetos propicia a integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser construído com a participação de todos os atores do processo educativo.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Sumaya,
ResponderExcluirGostei de suas colocações.o que proporciona a integração das tecnologias ao currículo no trabalho com projetos é de fato a produção coletiva e compartilhada de saberes, com o uso constante e sistematizado das tecnologias, cujo papel do professor é o de mediar essa diversidade de conhecimentos, garantindo que os conceitos utilizados intuitivamente ou não, sejam discutidos, compreendidos, sistematizados e formalizados pelos alunos, dando sentido ao que realmente eles estão aprendendo a partir das relações criadas nessas situações.
Sucesso!
Edna
acredito que currículo realmente é como você esclareceu sumaya, uma conjuneto de saberes, que esta associado a disciplinas e a situações cotidianas, acredito neste novo pensar o currílo integrado as tecnologias é nescessário a participação de todos da equipe escolar no processo de construção de projetos a serem desenvolvidos estes que devem ser projetos da escola e não projetos individuais da escola.
ResponderExcluir