segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Socializando Experiências com Projetos

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: IV – 2A
Atividade: 2 - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
Cursista: Sumaya Póvoa Magalhães


TÍTULO DO PROJETO: As aulas de inglês e a música.

PÚBLICO ALVO: Alunos das séries finais do Ensino Fundamental do Colégio João d’Abreu.

DISCIPLINA: Inglês (interdisciplina com Artes, Português e Educação Física).

DESENVOLVIMENTO: Os alunos deverão escolher uma música em Inglês, traduzi-la para o Português e elaborar uma coreografia para ser apresentada à professora e aos colegas. Para isto, as turmas foram divididas em grupos de quatro a seis alunos.

OBJETIVOS:

 Despertar o gosto pela língua estrangeira;
 Exercitar o vocabulário;
 Pesquisar no dicionário de inglês e internet;
 Trabalhar em grupo;
 Exercitar aspectos como: desinibição, integração, colaboração, expressão corporal.

JUSTIFICATIVA: Proporcionar aos alunos uma forma lúdica de trabalhar a ampliação de vocabulário na disciplina de inglês, bem como oferecer a liberdade de como executar este trabalho, incentivando a pesquisa e utilização de mídias tecnológicas, música, dança e teatro.

RECURSOS UTILIZADOS:

- computador/ internet;
- aparelhos de mp3, rádio, CD;
- máquina fotográfica: fotos, vídeos;
- figurinos;
- mídia impressa: livros, revistas.
-data show, microfone

TEMPO DE DURAÇÃO: Duas semanas para pesquisas e trabalhos na sala de aula mais as aulas para as apresentações.

AVALIAÇÃO: Os objetivos terão sido alcançados se os alunos desempenharem as tarefas de forma responsável e demonstrarem empenho em todas as atividades propostas.



Bem este foi o projeto que eu desenvolvi, foi bem proveitoso, pois os alunos desenvolveram o listen, a capacidade de cooperação em grupo e a interação com outras disciplinas como a professora de Arte que ajudou a desenvolver o figurino, e o professor de educação física que ensaiou a coreografia com os alunos. Sem dúvida nenhuma os conteúdos trabalhados não podem ser dissociados do currículo, em Arte desenvolveram a habilidade da criação, em Educação Física a desenvoltura corporal e a capacidade de desenvolver a oralidade e o listen no inglês.
As mídias e as tecnologias foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades, elas é que dão glamour as apresentações e despertam a curiosidade e a atenção dos alunos para o novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário